quinta-feira, 6 de março de 2014

Nossos problemas e a disfunção básica


Praticamente todas as pessoas tem problemas dos mais diversos tipos, e vivem com um incessante pensamento compulsivo que trás várias vezes ao dia seus problemas como se fosse uma vitrola enguiçada. Destaco a citação abaixo:

"Talvez seja difícil reconhecer que o tempo é a causa do nosso sofrimento ou de nossos problemas. Acreditamos que eles são causados por situações específicas em nossas vidas, e, de um ponto de vista convencional isso é uma verdade. Mas, enquanto não lidarmos com a disfunção básica da mente - o apego ao passado e ao futuro e a negação do presente, os problema apenas mudarão de figura." Eckhart Tolle

A negação do presente é algo que pode ser feito a todo o momento sem perceber, o que em geral é o que acontece. Vamos pegar como exemplo a energia da raiva. Quando estamos imersos numa raiva estamos identificados com uma emoção do passado, e apenas repetindo o mesmo comportamento que aprendemos a fazer diante desta energia que não compreendemos. Visto de outra forma, estamos negando o presente, pois nosso apego aquele comportamento do passado que conhecemos é mais fácil e menos arriscado que algo novo e desconhecido como enfrentar o que se apresenta no momento. 

Enquanto pensamos que estamos vivendo, na maior parte do tempo estamos repetindo reações automáticas que aprendemos, viver é experimentar o novo sem nenhum passado, sem medo, sem nenhuma certeza de nada, então é preciso coragem e aceitação do que vier.

Temos visão de nós mesmos quando estamos sob um estado meditativo de grande atenção e neste estado podemos observar nossa mente, emoções e também exercer atividades como trabalhar. andar, dirigir, estudar, etc. Nesse estado conseguimos estar mais presentes e efetivamente viver momento a momento.

Quando um gatilho emocional é acionado em nós, até podemos ter fortes emoções, mas se conseguirmos manter suficiente energia de presença, vamos perceber que aquilo de fato mexeu conosco, embora não tirou nosso centro, não tem o poder de nos tornar reativos. Assim, como um observador, sem se identificar com a emoção, apenas atento às energias de seu interior, aos seus pensamentos, e as mudanças no seu corpo conseguimos caminhar para a maturidade emocional.

Claro que é necessário treino e exercícios para aumento da atenção (mindfullness) igual a uma academia a presença deve ser "malhada" diariamente, então depois de muito treino conseguimos alcançar certo grau de imunidade a disfunção básica da mente: apego ao passado, ao futuro e a negação do presente.

Trabalho com desenvolvimento de pessoas e auxilio no processo de transformação e mudança de vida. Atendimento online, me contate para agendar uma sessão.

Luís Fernando Richter
Coach




Nenhum comentário:

Postar um comentário