quinta-feira, 20 de março de 2014

Viver de corpo e alma


A palavra autoconhecimento perde seu sentido se existir apenas no campo intelectual, das ideias, do pensamento. Obter o saber através do estudo é diferente de experimentar o saber na prática vivencial.
Pois todo conhecimento sem prática acaba se perdendo e com ele o aprendizado da experiência também se vai, e para não desperdiçar nosso tempo e nossa vida, o autoconhecimento pode ser praticado quando existe autopercepção e auto-observação momento a momento.

Quando vivemos de corpo e alma tudo o que fazemos, adquirimos uma riqueza que não tem preço, o saber da experiência vivida, o autoconhecimento através da prática.
Um indicador de que estamos vivendo de corpo e alma é se conseguimos sentir bem estar íntimo em qualquer coisa que estamos fazendo, apesar das turbulências externas do cotidiano, e internas da nossa mente, então estamos inteiramente presentes naquela experiência.

E esse é o ponto em que alcançamos certa capacidade de se tornar imperturbável, e de sentir a tão almejada paz interior, que está sempre lá dentro de nós, apenas esperando que nossa percepção a alcance, entretanto se manter neste estado tem um preço, é um grande desafio que exige de nós muita energia presencial, atenção ao momento presente.

Como em geral não temos essa energia toda, precisamos praticar diariamente, e passo agora o segundo exercício para desenvolvimento da presença.

Não deixe sinais onde estiver - Escolha um local de sua casa: cozinha, banheiro, quarto, e durante uma semana tente não deixar nenhum sinal de que você esteve ali. Essa prática ajuda a perceber o hábito de deixar para depois ou para os outros arrumarem ou limpar o que sujamos. Para facilitar a lembrança cole um papel escrito: “Não deixe sinais de que esteve aqui” no cômodo escolhido.

Trabalho com o desenvolvimento humano e auxilio no processo de mudança de vida. Atendimento pode ser online ou presencial.

Luís Fernando Richter
Coach

Nenhum comentário:

Postar um comentário